Pular para o conteúdo principal

PENSANDO A TIMELINE* COM O FÍGADO

Arte: Tiago Spina

*Timeline em inglês significa linha do tempo.

"Pensar com o fígado" é pensar com mau humor.

+++++++++++++

De repente, tracei um paralelo entre o trabalho no qual me dediquei, por muitos anos, em diversos escritórios e o trabalho de gente que construiu as pirâmides do Egito.

Mesmo com todo o anonimato dos escravos que construíram aqueles túmulos faraônicos, o seu legado está marcado naquelas pedras e paredes.

E eu, funcionário burocrático, debaixo de lâmpadas fluorescentes, anos a fio? O que sobrou?

Trabalhei muitos anos com contabilidade, dados de desempenho, planilhas de custos/compras/vendas.

Notas fiscais às dezenas que passaram pelas minhas mãos e pela minha constante atenção, atrás de escrivaninhas dotadas de muitas gavetas e canetas de variadas cores.

O que se destaca dessas memórias são os carimbos. Ah! Os carimbos, como eram importantes os carimbos seguidos de vistos – do executor do serviço, do subchefe, do chefe, do gerente, do diretor e, por fim, do chairman[1].

E me pergunto, hoje, do alto de minha aposentadoria que já vai longe: onde estão todos esses instrumentos? Em que lugar estão todos aqueles “importantes” documentos de aferição de custos e desempenho?

Diferentemente de minha companheira que foi professora de “prézinho” – como eram chamadas as professoras de pré-escola, e os escravos construtores de pirâmides, não guardo nada do que fiz. Pudera, eu era apenas um dente de uma engrenagem da máquina de moer carne – o burocrático caminho para o nada.

Onde foi parar toda a energia colocada naqueles papeis e no ato de carimbar de um Sísifo moderno[2]?

A palavra que me ocorre à mente é: pó. Nada daquilo será visto, tateado, sentido, admirado pelas gerações futuras.

De que valeu todo aquele esforço, a não ser o valor imediato do holerite e da sobrevivência num mundo marcado pela burocracia, a alienação e o tédio.

E não é só no trabalho que as coisas ocorrem:

. Na vida social: sempre os mesmos churrascos, as mesmas piadas, as mesmas conversas e o mesmos domingos que precedem a segundas-feiras.

. Nas compras de supermercados – sempre as listas feitas com esmero para não exceder o orçamento; das difíceis escolhas diante de 132 marcas de molhos de tomate; das filas intermináveis para passar no caixa onde um automático “bom dia” lhe escapa da boca, após passar pelo corredor polonês[3] onde as crianças agarram e berram por doces que não constavam da lista.

. Nas férias: onde não importam horas e horas a fio observando o mar de carros que esperam por passagem à sonhada praia lotada e suja pela presença humana.

. Dos certificados de cursos que fizemos, às pencas, que guardamos com orgulho naquela pasta no fundo do armário, que o tempo amarelou e já não valem mais nada.

. Nos templos com as mesmíssimas preces chorosas; longos, e não raro, hipócritas agradecimentos a Deus e aos santos pela vida que se tem. Domingo após domingo. Palestra após palestra que dá vertigem em pensar.

Nossa vida, geralmente, não tem tutano[4], não possui recheio. Ligamos o piloto automático e seguimos em frente como zumbis produtivos eufemisticamente chamados de colaboradores[5].

Haja ansiolítico[6] para conter a sensação de vazio.

Neste instante de reflexão, é inevitável não pensar em Emil Cioran[7]:

O problema não é saber se há vida depois da morte; mas se há vida antes da morte.

E você, o que faz para lembrar e ser lembrado?

Difícil? Quem disse que seria fácil?


[1] Chairman: expressão em inglês que significa o presidente.

[2] Sísifo: rei lendário de Corinto que, ao morrer, recebeu o castigo de carregar uma pedra até o alto de uma montanha e, lá chegando, a pedra rolava para o lugar de origem. A pena de Sísifo era eterna. Por extensão, o trabalho de Sísifo representa tarefas repetitivas, entediantes e sem fim previsto.

[3] Para quem não sabe, corredor polonês é estreita passagem margeada por duas fileiras de pessoas que aplicam castigos físicos àqueles que são obrigados a percorrê-la. Faço uso da expressão como uma técnica de merchandising para representar aqueles corredores cheios de doces localizados estrategicamente na entrada dos caixas e, ficam na altura do olhar das crianças, as quais não possuem a menor ideia de quanto de dinheiro os pais têm nos bolsos. Nessas condições, instala-se o conflito e para que o berreiro termine, os pais se veem constrangidos a comprar.

[4] Tutano: matéria que preenche as cavidades ósseas; aquilo que está por dentro de algo.

[5] Modernamente, os funcionários de uma empresa são chamados de colaboradores. Uma técnica para envolver os empregados proporcionando-lhes a sensação de pertencimento.

[6] Ansiolítico: remédio que atua na diminuição da ansiedade e no alívio de tensões.

[7] Emil Cioran: filósofo romeno conhecido pela visão pessimista da vida e do mundo.


Comentários

  1. Mas a arte nos salva dessa mesmice. Sem falar dos afetos e momentos memoráveis de amizade e amor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CORONAVÍRUS E A TRANSIÇÃO PLANETÁRIA

Depois da espanhola [1] e de outras piores, a humanidade saiu do mesmo jeito que sempre foi. E por que raios a saída dessa seria diferente? Vou explicar a razão. A ciência primeira hoje é o marketing. Por isso, muitas pessoas querem passar a imagem que o coração delas é lindo e que depois da epidemia, o mundo ficará lindo como elas. A utopia fala sempre do utópico e não do mundo real. É sempre uma projeção infantil da própria beleza narcísica de quem sonha com a utopia. Luiz Felipe Pondé – Folha de São Paulo – 13/04/2020 Por mais hedionda seja a figura de Joseph Goebbels [2] recentemente foi elevada ao status de máxima da sabedoria sua frase: “uma mentira contada muitas vezes acaba se tornando uma verdade”. É óbvio que se trata de uma armadilha, de um sofisma. No entanto, é plausível que se pense no poder dessa frase considerando como uma verdade baseando-se na receptividade do senso comum,   independentemente de cairmos no paradoxo de Eubulides ou de Epimênides [3] . H

Tempus Fugit - Rubem Alves

O que me motivou a homenagear o "Seu" Ary imediatamente à sua morte, deve ter sido inspirado no texto que segue abaixo somado à gratidão guardada vivamente em minha alma. Não sei, mas posso ser punido por publicar crônica de autoria de Rubem Alves Tempus Fugit , Editora Paulus, 1990, mas valerá o risco. TEMPUS FUGIT Rubem Alves Eu tinha medo de dormir na casa do meu avô. Era um sobradão colonial enorme, longos corredores, escadarias, portas grossas e pesadas que rangiam, vidros coloridos nos caixilhos das janelas, pátios calçados com pedras antigas. De dia, tudo era luminoso, mas quando vinha a noite e as luzes se apagavam, tudo mergulhava no sono: pessoas, paredes, espaços. Menos o relógio. De dia, ele estava lá também. Só que era diferente. Manso, tocando o carrilhão a cada quarto de hora, ignorado pelas pessoas, absorvidas por suas rotinas. Acho que era porque durante o dia ele dormia. Seu pêndulo regular era seu coração que batia, seu ressonar e suas mús

O INFERNO E A QUARENTENA

Há uma peça para teatro escrita pelo filósofo francês Jean-Paul Sartre intitulada “Huis Clos” mais conhecida entre nós pelo título “Entre Quatro Paredes” onde Sartre explora, entre outros, o tema da liberdade – tema tão caro ao pensamento desse filósofo. A peça é encenada em um apartamento que simboliza o Inferno onde três personagens interagem com a figura de um quarto – o criado. Não interessa aqui explorar a peça em todas as suas complexidades, mas de chamar a atenção para a fala do personagem Garcin que, ao fim da peça, exclama: “o Inferno são os outros”. Há quem diga – gente com repertório imensamente maior do que o meu -, que devemos entender que “os outros” não são o inferno, mas nós é que somos o inferno. [1] Esse tema traz muitas inquietações àqueles que pensam a vida de forma orgânica, não simplista. Meu palpite é que a frase de Garcin confirma para mim o que desconfio: que os outros são o inferno, porque o outro, a quem não posso me furtar da companh

PAUSA PARA OUVIR - Chopin 2

Frédéric François Chopin 01/03/1810 - 17/10/1849 Piano Concerto No.1, Movimento 2 - Largo, Romance

A REDENÇÃO PELO SANGUE DE UM CAVALO

No último texto postado falei do “sangue de barata”. Desta vez, ofereço-lhes um texto o qual tive contato pelo meu filho Jonas no fim dos anos 90. A autoria é de Marco Frenette. Nele, Frenette fala do poder do sangue de um cavalo. Nota: o tamanho do texto foge do critério utilizado por mim neste espaço que é o de textos curtos para não cansar   a beleza de ninguém. CAVALOS E HOMENS Marco Frenette Revista Caros Amigos, setembro 1999. Essa short cut cabocla está há tempos cristalizada na memória coletiva de minha família, e me foi contada pela minha avó materna. Corria o ano de 1929 quando ela se casou, no interior de São Paulo, com o homem que viria a ser meu avô. Casou-se contra a vontade dos pais, que queriam para a filha alguém com posses compatíveis as da família, e não um homem calado, pobre e solitário, que vivia num casebre ladeado por uns míseros metros quadrados de terra. Minha avó, porém, que era quase uma criança a época, fez valer a força de sua personal

A QUEIMA DO "EU"

Estimado Humberto, o feliz destaque "[...] o sofrimento, atributo indissociável deste mundo, é o processo natural da desidentificação do pensamento como “Eu”". Seria o sofrimento o método que desperta o cuidado com o outro e a compreensão dos limites do "eu"? Será que esta acepção resulta em comportamentos de alguns espíritas no sentido de prestigiar o sofrimento. De outro modo, quando alguém sofre e aceita aquele sofrimento e não luta para superá-lo, isto significaria a "[...] desidentificação do pensamento como “Eu”"? Não seria importante refletir sobre a importância da "[...] desidentificação do "eu"" atrelada à compreensão da "vontade de potência" (Der Wille zur Macht - referência a Nietzsche) como ferramenta da autossuperação e da dissolução da fantasia criada do "eu" controlador? Samuel Prezado irmão Samuel, obrigado pela sua companhia. É uma honra tê-lo aqui. Sem dúvida há uma relação entre Nietzsche e

PAUSA PARA OUVIR - Rameau

Jean-Philippe Rameau 25/09/1683-12/09/1764 https://www.youtube.com/watch?v=fbd5OAAN64Y

BUSCA

Somos humanos, demasiadamente humanos [1] e nossa humanidade baseia-se na linguagem. Isso é evidente. Qualquer tipo de busca, por exemplo a “humildade”, está fadado à frustração. A busca pressupõe algo vindo da razão e esta tenta criar conceitos em tudo o que busca. A razão utiliza o artifício da comparação e os afetos não funcionam assim. Toda vez que me comparo com alguém, na verdade estou comparando algo que conheço pouco – eu mesmo, com algo que não conheço nada – o outro. Mas o conceito vem carregado de cultura, e a cultura é produto da linguagem, e a palavra é o tijolo da construção conceitual, nunca a coisa em si. Enquanto a razão busca a palavra “humildade” que é intenção, a vivência é o gesto. E sabemos, segundo Rui Guerra: há distância entre ambos. [2] . Enquanto a vida é vertiginosamente dinâmica – tudo que é agora, não será o mesmo no segundo seguinte, a palavra é a tentativa de manter-se aquilo que escapa por entre os dedos; é a esperança angustiada de eternizar-s