Pular para o conteúdo principal

BOLHAS CONCEITUAIS

 Arte: Tiago Spina

VERDADE

A porta da verdade estava aberta,
mas só deixava passar
meia pessoa de cada vez.

Assim não era possível atingir toda a verdade,
porque a meia pessoa que entrava
só trazia o perfil de meia verdade.

E sua segunda metade
voltava igualmente com meio perfil.
E os dois meios perfis não coincidiam.

Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.
Chegaram a um lugar luminoso
onde a verdade esplendia seus fogos.
Era dividida em duas metades,
diferentes uma da outra.

Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
As duas eram totalmente belas.
Mas carecia optar. Cada um optou conforme
seu capricho, sua ilusão, sua miopia.

Carlos Drummond de Andrade

 

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Encontrei hoje em ruas, separadamente, dois amigos meus que se haviam zangado. Cada um me contou a narrativa de por que se haviam zangado. Cada um me disse a verdade. Cada um me contou as suas razões. Ambos tinham razão. Ambos tinham toda a razão. Não era que um via uma coisa e outro outra, ou um via um lado das coisas e outro um lado diferente. Não: cada um via as coisas exatamente como se haviam passado, cada um as via com um critério idêntico ao do outro. Mas cada um via uma coisa diferente, e cada um portanto, tinha razão. Fiquei confuso desta dupla existência da verdade.

Fernando Pessoa

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Acordei pensando em desistir de publicar textos onde faço críticas ao movimento espírita que aí está. De falar para um público mais amplo. De mudar o título do Blog para “Espiritualismo debatido”[1], mas...

Ruminei, ruminei e concluí que, nesta altura, não dá para voltar atrás e refazer exageros e equívocos, injustiças até, cometidos por mim. Não sou máquina em que opera exclusivamente pela lógica. Sou um ser atravessado por acertos e erros, conflitos, paixões, desejos, culpas, memórias, arrependimentos e esperança. É assim que um ser humano comum se comporta e se distingue: pela luta constante em administrar todos esses afetos tristes e/ou alegradores como diria Espinosa[2].

Creio eu que, aqueles que se lançam ao empreendimento de eliminar todos esses sentimentos que vão na alma humana numa aventura dita espiritual – também entendida como “reforma íntima” - na qual higieniza o espírito purificando-o, santificando-o com penitências, resignações, mais não fazem que recalcar mais e mais o que não tem como excluir – que são próprias de nossa essência e substância; e que darão com os burros n´água caso insistam. A Natureza - e embutida nela a natureza humana, não se dobra a essa aventura quixotesca[3].

Alguém muito sábio já disse: “a negação do que se é, é a quintessência[4] do ateísmo”, ou seja, quem nega a obra, nega o criador.[5]

Muitas falas, dentro do que costumo chamar “movimento espírita” vão nessa linha e me dão nos nervos, porque um dos pilares da Filosofia espírita é promover a noção de “natureza”, de “natural”, de que tudo aquilo que o Livro dos Espíritos fala não tem nada de sobrenatural como um punhado de ignorantes acredita. Ignorantes letrados, inclusive.

Meu foco, portanto, é o de promover um clima de debate para o desenvolvimento de um espírito crítico dentro desse movimento no qual ainda me incluo, por enquanto; até que provem o contrário.

Se em algum momento fiz críticas a esse ou aquele personagem do movimento espírita foi com a intenção de confrontar ideias e não pessoas. Assim como as minhas, as ideias dos outros podem ser confrontadas. E daí, qual é o problema?! A vida é dialética; não é via de mão única, de uma só direção, de um só pensamento, de só uma tribo. Todo espírita que leu O Livro dos Espíritos tem de entender e compreender isso.

Quando faço críticas, salvo engano, sempre as ponho em direção ao chamado “movimento espírita” que é substantivo abstrato. E mais, quando faço, não o faço como alguém dono de uma verdade absoluta, incontestável, imexível. Não! Faço-o para ampliar a discussão e o entendimento – coisa muito rara no meio espírita.

Confesso, não estudei toda a obra de Kardec (leia-se “estudar” é diferente de “ler”). Para mim, bastou estudar o básico: O Livro dos Espíritos; O Livro dos Médiuns; O Evangelho Segundo o Espiritismo (este último com muitas ressalvas). No meu entendimento, o resto é perfumaria (sem negar que perfume, muitas vezes, é necessário). Dora Incontri vai dizer numa entrevista: "das obras de Kardec, O Livro dos Médiuns é o que menos envelheceu”[6] – o que entendo que as outras obras envelheceram mais, segundo o critério daquela estudiosa.

E insisto na ideia de lançar discussões e polêmicas – no sentido positivo do termo – apostando na possibilidade de sairmos de determinadas bolhas conceituais mesmo que isto possa provocar afetos tristes e dissonâncias cognitivas[7] em alguns, ou até que eu desista de vez de discutir doutrina espírita do lado de dentro.

Difícil? Quem disse que seria fácil?


[1] Kardec fez uma distinção entre Espiritualismo e Espiritismo. Neste há elementos específicos que o diferenciam do Espiritualismo que abrange muitas cosmovisões.

[2] Baruch Espinosa foi um importante filósofo holandês (1632-1677) vai falar sobre os afetos em sua obra “Ética”.

[3] Aqui o termo é utilizado como “alguém desligado da realidade”.

[4] Aquilo que caracteriza um grau elevado de uma coisa.

[5] Em outras palavras: O homem é obra de Deus; o homem que nega a si mesmo estará negando a quem o criou; portanto, Deus.

[7] Em poucas palavras, é o mal-estar provocado por um conflito entre o que a pessoa pensa, sente e faz.

Comentários

  1. A escrita é um desbravar de caminhos. Sorte daqueles que podem te ler, seja no humor agridoce, na poética do dia a dia ou no nigredo da alma que é inexorável à humanidade.

    ResponderExcluir
  2. Eita, quando eu crescer quero escrever assim também

    ResponderExcluir
  3. Bolhas me remetem às de sabão, coloridas, flutuantes e fascinantes!!

    E, igualmente, me endereçam aos planetas do sistema solar.

    Enquanto as primeiras são mais efêmeras e fugazes os últimos duram um bocado de tempo.

    Com isso a dualidade das opiniões transitórias em contraposição às idéias duradouras.

    Nem todas as doxas se tornam conceitos, pois na maior parte ficam no nível particular. Já as "coisas concebidas" portam universalidade porque são debatidas em fundamentação racional e lógica.

    Por isso mantenhamos fôlego ao que, de fato, importa!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CORONAVÍRUS E A TRANSIÇÃO PLANETÁRIA

Depois da espanhola [1] e de outras piores, a humanidade saiu do mesmo jeito que sempre foi. E por que raios a saída dessa seria diferente? Vou explicar a razão. A ciência primeira hoje é o marketing. Por isso, muitas pessoas querem passar a imagem que o coração delas é lindo e que depois da epidemia, o mundo ficará lindo como elas. A utopia fala sempre do utópico e não do mundo real. É sempre uma projeção infantil da própria beleza narcísica de quem sonha com a utopia. Luiz Felipe Pondé – Folha de São Paulo – 13/04/2020 Por mais hedionda seja a figura de Joseph Goebbels [2] recentemente foi elevada ao status de máxima da sabedoria sua frase: “uma mentira contada muitas vezes acaba se tornando uma verdade”. É óbvio que se trata de uma armadilha, de um sofisma. No entanto, é plausível que se pense no poder dessa frase considerando como uma verdade baseando-se na receptividade do senso comum,   independentemente de cairmos no paradoxo de Eubulides ou de Epimênides [3] . H

O INFERNO E A QUARENTENA

Há uma peça para teatro escrita pelo filósofo francês Jean-Paul Sartre intitulada “Huis Clos” mais conhecida entre nós pelo título “Entre Quatro Paredes” onde Sartre explora, entre outros, o tema da liberdade – tema tão caro ao pensamento desse filósofo. A peça é encenada em um apartamento que simboliza o Inferno onde três personagens interagem com a figura de um quarto – o criado. Não interessa aqui explorar a peça em todas as suas complexidades, mas de chamar a atenção para a fala do personagem Garcin que, ao fim da peça, exclama: “o Inferno são os outros”. Há quem diga – gente com repertório imensamente maior do que o meu -, que devemos entender que “os outros” não são o inferno, mas nós é que somos o inferno. [1] Esse tema traz muitas inquietações àqueles que pensam a vida de forma orgânica, não simplista. Meu palpite é que a frase de Garcin confirma para mim o que desconfio: que os outros são o inferno, porque o outro, a quem não posso me furtar da companh

PAUSA PARA OUVIR - Chopin 2

Frédéric François Chopin 01/03/1810 - 17/10/1849 Piano Concerto No.1, Movimento 2 - Largo, Romance

Tempus Fugit - Rubem Alves

O que me motivou a homenagear o "Seu" Ary imediatamente à sua morte, deve ter sido inspirado no texto que segue abaixo somado à gratidão guardada vivamente em minha alma. Não sei, mas posso ser punido por publicar crônica de autoria de Rubem Alves Tempus Fugit , Editora Paulus, 1990, mas valerá o risco. TEMPUS FUGIT Rubem Alves Eu tinha medo de dormir na casa do meu avô. Era um sobradão colonial enorme, longos corredores, escadarias, portas grossas e pesadas que rangiam, vidros coloridos nos caixilhos das janelas, pátios calçados com pedras antigas. De dia, tudo era luminoso, mas quando vinha a noite e as luzes se apagavam, tudo mergulhava no sono: pessoas, paredes, espaços. Menos o relógio. De dia, ele estava lá também. Só que era diferente. Manso, tocando o carrilhão a cada quarto de hora, ignorado pelas pessoas, absorvidas por suas rotinas. Acho que era porque durante o dia ele dormia. Seu pêndulo regular era seu coração que batia, seu ressonar e suas mús

A REDENÇÃO PELO SANGUE DE UM CAVALO

No último texto postado falei do “sangue de barata”. Desta vez, ofereço-lhes um texto o qual tive contato pelo meu filho Jonas no fim dos anos 90. A autoria é de Marco Frenette. Nele, Frenette fala do poder do sangue de um cavalo. Nota: o tamanho do texto foge do critério utilizado por mim neste espaço que é o de textos curtos para não cansar   a beleza de ninguém. CAVALOS E HOMENS Marco Frenette Revista Caros Amigos, setembro 1999. Essa short cut cabocla está há tempos cristalizada na memória coletiva de minha família, e me foi contada pela minha avó materna. Corria o ano de 1929 quando ela se casou, no interior de São Paulo, com o homem que viria a ser meu avô. Casou-se contra a vontade dos pais, que queriam para a filha alguém com posses compatíveis as da família, e não um homem calado, pobre e solitário, que vivia num casebre ladeado por uns míseros metros quadrados de terra. Minha avó, porém, que era quase uma criança a época, fez valer a força de sua personal

A QUEIMA DO "EU"

Estimado Humberto, o feliz destaque "[...] o sofrimento, atributo indissociável deste mundo, é o processo natural da desidentificação do pensamento como “Eu”". Seria o sofrimento o método que desperta o cuidado com o outro e a compreensão dos limites do "eu"? Será que esta acepção resulta em comportamentos de alguns espíritas no sentido de prestigiar o sofrimento. De outro modo, quando alguém sofre e aceita aquele sofrimento e não luta para superá-lo, isto significaria a "[...] desidentificação do pensamento como “Eu”"? Não seria importante refletir sobre a importância da "[...] desidentificação do "eu"" atrelada à compreensão da "vontade de potência" (Der Wille zur Macht - referência a Nietzsche) como ferramenta da autossuperação e da dissolução da fantasia criada do "eu" controlador? Samuel Prezado irmão Samuel, obrigado pela sua companhia. É uma honra tê-lo aqui. Sem dúvida há uma relação entre Nietzsche e

PAUSA PARA OUVIR - Rameau

Jean-Philippe Rameau 25/09/1683-12/09/1764 https://www.youtube.com/watch?v=fbd5OAAN64Y

BUSCA

Somos humanos, demasiadamente humanos [1] e nossa humanidade baseia-se na linguagem. Isso é evidente. Qualquer tipo de busca, por exemplo a “humildade”, está fadado à frustração. A busca pressupõe algo vindo da razão e esta tenta criar conceitos em tudo o que busca. A razão utiliza o artifício da comparação e os afetos não funcionam assim. Toda vez que me comparo com alguém, na verdade estou comparando algo que conheço pouco – eu mesmo, com algo que não conheço nada – o outro. Mas o conceito vem carregado de cultura, e a cultura é produto da linguagem, e a palavra é o tijolo da construção conceitual, nunca a coisa em si. Enquanto a razão busca a palavra “humildade” que é intenção, a vivência é o gesto. E sabemos, segundo Rui Guerra: há distância entre ambos. [2] . Enquanto a vida é vertiginosamente dinâmica – tudo que é agora, não será o mesmo no segundo seguinte, a palavra é a tentativa de manter-se aquilo que escapa por entre os dedos; é a esperança angustiada de eternizar-s