Pular para o conteúdo principal

PADRE QUEVEDO*

*Texto inspirado no ensaio "A Mornidão Apocalíptica" de Ubiratan Rosa


Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

Apocalipse 3:15,16

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

O Google – o grande oráculo de todos nós, informa que Óscar González-Quevedo Bruzón, mais conhecido como Padre Quevedo, foi um padre jesuíta de origem espanhola naturalizado brasileiro desde 1960. Foi professor universitário de Parapsicologia na UNISAL e do Centro Latino-Americano de Parapsicologia até o ano de 2012, quando se aposentou. Nasceu em 15/12/1930 e morreu em 09/01/2019.

Utilizava seus conhecimentos da Parapsicologia para desmistificar e polemizar com representantes de variadas correntes religiosas: médiuns, adivinhos, cartomantes, videntes, inclusive espíritas. Ri muito quando assisti ao encontro do padre com Inri Cristo.

Lembro-me bem dos anátemas que o padre lançava sobre os seus interlocutores provocando-os para o debate e a um possível vexame diante do público que os assistia pelas rádios e canais de televisão.

Não sei se por distração ou curiosidade mórbida, eu parava para ouvi-lo nessas ocasiões. Seu sorriso desdenhoso fazia com que os seus oponentes fervessem de raiva. Ao ouvir os que o enfrentavam, dizia com desprezo: “isto non equisiste” o que causava fúria em alguns dos debatentes. Padre Quevedo era um polemista e gostava de sê-lo.

Certa ocasião, viajei com o físico e espírita Moacyr Costa de Araújo Lima e ele me contou dos encontros que tivera com o padre e as faíscas que saíam daqueles debates.

Nos anos 70, quando houve uma onda na procura de cursos de Parapsicologia tanto com o padre Quevedo quanto com o Padre Albino[1], eu residia na mesma rua do grande Hernani Guimarães Andrade[2] que trabalhava com os fenômenos parapsicológicos em seu laboratório e que produziu uma literatura dedicada à área de pesquisa desses fenômenos. Hoje esquecido pelo grande público espírita. Seu trabalho fazia um contraponto aos ataques dos padres parapsicólogos sem vontade de polemizar com eles. Hernani tinha a elegância dos verdadeiros pesquisadores sérios. Sempre discreto e simples.

Também, naquela época eu acompanhava os debates acalorados entre Luciano dos Anjos[3] e José Herculano Pires[4]. Dava gosto de ver.

Enquanto Luciano defendia com ardor os Quatro Evangelhos de Roustaing, Herculano atacava a obra com não menos veemência. Desses debates, entre essas figuras notáveis do movimento espírita, bebíamos muita cultura, conhecimento doutrinário, histórico, teológico, filosófico. Uma riqueza!

Hoje, o movimento espírita vive, para minha estranheza, um torpor que rechaça a simples ideia de debater. As vezes em que quis debater sobre temas mais espinhosos, fui fraternalmente convidado a sair. Parece que há um horror em debater. Para mim fruto do evangelismo-cristão que tomou conta das casas espíritas em geral.

Terá o movimento espírita se transformado naquela mornidão apontada pelo autor do Apocalipse?

O debate civilizado enriquece porque discute-se conceitos e preconceitos; desvela-se a dualidade em que nos enroscamos o tempo todo (ver canção “Quereres”[5] de Caetano Veloso); amplia-se o olhar crítico.

Esse debate a que me refiro está longe desse ruído infernal, pobre, podre de velho, temperado com o reacionarismo de nosso tempo. Pensadores de peso do espectro conservador, liberal ou progressista debatem com elegância e respeito evitando a barbárie verbal; sabem que essas gralhas humanas que querem fincar suas bandeirinhas ideológicas em todos os cantos e, se possível, eliminar seus oponentes, não acrescentarão nada para um convívio saudável e pacífico neste nosso mundo.

Será que teremos de assistir a uma nova extinção desses dinossauros contemporâneos?

Como você, que me lê, pôde notar, o trecho do Apocalipse permite inferir que frios e quentes podem coexistir (quem dera foras frio ou quente!). O que é detestável é o morno retratado no texto como substância vomitiva, asquerosa, intragável.

Esse jeito “limpinho” e neutro de ser de muitos espíritas, de evitar oposição de ideias distancia-se da maneira como Kardec encarava essa questão, publicando, frequentemente, em sua Revista Espírita, artigos de seus oponentes sem deixar de responder aos ataques recebidos.

Puseram na cabeça que devem imitar Jesus – o Jesus das oleografias, das pinturas sacras onde Jesus aparece com mãozinhas postas, olhar afetado, cabelo escorrido, cabeça levemente pendida – como se estivesse tirando uma selfie.

Esse comportamento infantil é tão indigesto que só mesmo um bom vomitório para acalmar a alma.

Que saudade do Padre Quevedo!



[1] Doutor e professor Dr. Frei ALBINO ARESI, foi religioso da Ordem dos Franciscanos e cientista considerado uma das maiores autoridades mundiais na parapsicologia

[2] Hernani Guimarães Andrade (1913-2003) foi um engenheiro e parapsicólogo espírita brasileiro

[3] Luciano dos Anjos (1933-2014) foi um jornalista e escritor. Espírita brasileiro, atuou no movimento espírita, principalmente, como escritor divulgador da Doutrina Espírita.

[4] José Herculano Pires (1914-1979) foi um jornalista, filósofo, educador, escritor e tradutor brasileiro. Destacou-se como um dos mais ativos divulgadores do espiritismo no país.

[5] Onde queres revólver, sou coqueiro
E onde queres dinheiro, sou paixão
Onde queres descanso, sou desejo
E onde sou só desejo, queres não
E onde não queres nada, nada falta
E onde voas bem alta, eu sou o chão
E onde pisas o chão, minha alma salta
E ganha liberdade na amplidão

Onde queres família, sou maluco
E onde queres romântico, burguês
Onde queres Leblon, sou Pernambuco
E onde queres eunuco, garanhão
Onde queres o sim e o não, talvez
E onde vês, eu não vislumbro razão
Onde queres o lobo, eu sou o irmão
E onde queres cowboy, eu sou chinês

Ah! bruta flor do querer
Ah! bruta flor, bruta flor

Onde queres o ato, eu sou o espírito
E onde queres ternura, eu sou tesão
Onde queres o livre, decassílabo
E onde buscas o anjo, sou mulher
Onde queres prazer, sou o que dói
E onde queres tortura, mansidão
Onde queres um lar, revolução
E onde queres bandido, sou herói

Eu queria querer-te amar o amor
Construir-nos dulcíssima prisão
Encontrar a mais justa adequação
Tudo métrica e rima e nunca dor
Mas a vida é real e de viés
E vê só que cilada o amor me armou
Eu te quero (e não queres) como sou
Não te quero (e não queres) como és

Ah! bruta flor do querer
Ah! bruta flor, bruta flor

Onde queres comício, flipper-vídeo
E onde queres romance, rock'n roll
Onde queres a lua, eu sou o sol
E onde a pura natura, o inseticídio
Onde queres mistério, eu sou a luz
E onde queres um canto, o mundo inteiro
Onde queres quaresma, fevereiro
E onde queres coqueiro, eu sou obus

O quereres e o estares sempre a fim
Do que em mim é de mim tão desigual
Faz-me querer-te bem, querer-te mal
Bem a ti, mal ao quereres assim
Infinitivamente pessoal
E eu querendo querer-te sem ter fim
E, querendo-te, aprender o total
Do querer que há e do que não há em mim

 

Comentários

  1. Caro Humberto,

    Revelaste os anos idos (rsrsrs) com esse temperado texto arqueológico reverenciando grandes pensadores como o Hernani Guimarães Andrade e o Herculano Pires.

    Do Quevedo não posso falar, pois era muito criança e dos outros não os conheço.

    Há uma geração que segue a "cartilha" que política, religião e futebol não se discute e, felizmente, há outra que prefere o diálogo (dia = entre; logos= razão).

    Deixemos os mornos encovar os mornos.

    Esfriemos ou aqueçamos, sigamos!!

    ResponderExcluir
  2. Padre Quevedo era um polemista com os atributos do caráter ibérico. O seu texto é de arrepiar, uma crítica pesada, mas construída com o porrete do amplo conhecimento. Me extasiei!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CORONAVÍRUS E A TRANSIÇÃO PLANETÁRIA

Depois da espanhola [1] e de outras piores, a humanidade saiu do mesmo jeito que sempre foi. E por que raios a saída dessa seria diferente? Vou explicar a razão. A ciência primeira hoje é o marketing. Por isso, muitas pessoas querem passar a imagem que o coração delas é lindo e que depois da epidemia, o mundo ficará lindo como elas. A utopia fala sempre do utópico e não do mundo real. É sempre uma projeção infantil da própria beleza narcísica de quem sonha com a utopia. Luiz Felipe Pondé – Folha de São Paulo – 13/04/2020 Por mais hedionda seja a figura de Joseph Goebbels [2] recentemente foi elevada ao status de máxima da sabedoria sua frase: “uma mentira contada muitas vezes acaba se tornando uma verdade”. É óbvio que se trata de uma armadilha, de um sofisma. No entanto, é plausível que se pense no poder dessa frase considerando como uma verdade baseando-se na receptividade do senso comum,   independentemente de cairmos no paradoxo de Eubulides ou de Epimênides [3] . H

O INFERNO E A QUARENTENA

Há uma peça para teatro escrita pelo filósofo francês Jean-Paul Sartre intitulada “Huis Clos” mais conhecida entre nós pelo título “Entre Quatro Paredes” onde Sartre explora, entre outros, o tema da liberdade – tema tão caro ao pensamento desse filósofo. A peça é encenada em um apartamento que simboliza o Inferno onde três personagens interagem com a figura de um quarto – o criado. Não interessa aqui explorar a peça em todas as suas complexidades, mas de chamar a atenção para a fala do personagem Garcin que, ao fim da peça, exclama: “o Inferno são os outros”. Há quem diga – gente com repertório imensamente maior do que o meu -, que devemos entender que “os outros” não são o inferno, mas nós é que somos o inferno. [1] Esse tema traz muitas inquietações àqueles que pensam a vida de forma orgânica, não simplista. Meu palpite é que a frase de Garcin confirma para mim o que desconfio: que os outros são o inferno, porque o outro, a quem não posso me furtar da companh

PAUSA PARA OUVIR - Chopin 2

Frédéric François Chopin 01/03/1810 - 17/10/1849 Piano Concerto No.1, Movimento 2 - Largo, Romance

Tempus Fugit - Rubem Alves

O que me motivou a homenagear o "Seu" Ary imediatamente à sua morte, deve ter sido inspirado no texto que segue abaixo somado à gratidão guardada vivamente em minha alma. Não sei, mas posso ser punido por publicar crônica de autoria de Rubem Alves Tempus Fugit , Editora Paulus, 1990, mas valerá o risco. TEMPUS FUGIT Rubem Alves Eu tinha medo de dormir na casa do meu avô. Era um sobradão colonial enorme, longos corredores, escadarias, portas grossas e pesadas que rangiam, vidros coloridos nos caixilhos das janelas, pátios calçados com pedras antigas. De dia, tudo era luminoso, mas quando vinha a noite e as luzes se apagavam, tudo mergulhava no sono: pessoas, paredes, espaços. Menos o relógio. De dia, ele estava lá também. Só que era diferente. Manso, tocando o carrilhão a cada quarto de hora, ignorado pelas pessoas, absorvidas por suas rotinas. Acho que era porque durante o dia ele dormia. Seu pêndulo regular era seu coração que batia, seu ressonar e suas mús

A REDENÇÃO PELO SANGUE DE UM CAVALO

No último texto postado falei do “sangue de barata”. Desta vez, ofereço-lhes um texto o qual tive contato pelo meu filho Jonas no fim dos anos 90. A autoria é de Marco Frenette. Nele, Frenette fala do poder do sangue de um cavalo. Nota: o tamanho do texto foge do critério utilizado por mim neste espaço que é o de textos curtos para não cansar   a beleza de ninguém. CAVALOS E HOMENS Marco Frenette Revista Caros Amigos, setembro 1999. Essa short cut cabocla está há tempos cristalizada na memória coletiva de minha família, e me foi contada pela minha avó materna. Corria o ano de 1929 quando ela se casou, no interior de São Paulo, com o homem que viria a ser meu avô. Casou-se contra a vontade dos pais, que queriam para a filha alguém com posses compatíveis as da família, e não um homem calado, pobre e solitário, que vivia num casebre ladeado por uns míseros metros quadrados de terra. Minha avó, porém, que era quase uma criança a época, fez valer a força de sua personal

A QUEIMA DO "EU"

Estimado Humberto, o feliz destaque "[...] o sofrimento, atributo indissociável deste mundo, é o processo natural da desidentificação do pensamento como “Eu”". Seria o sofrimento o método que desperta o cuidado com o outro e a compreensão dos limites do "eu"? Será que esta acepção resulta em comportamentos de alguns espíritas no sentido de prestigiar o sofrimento. De outro modo, quando alguém sofre e aceita aquele sofrimento e não luta para superá-lo, isto significaria a "[...] desidentificação do pensamento como “Eu”"? Não seria importante refletir sobre a importância da "[...] desidentificação do "eu"" atrelada à compreensão da "vontade de potência" (Der Wille zur Macht - referência a Nietzsche) como ferramenta da autossuperação e da dissolução da fantasia criada do "eu" controlador? Samuel Prezado irmão Samuel, obrigado pela sua companhia. É uma honra tê-lo aqui. Sem dúvida há uma relação entre Nietzsche e

PAUSA PARA OUVIR - Rameau

Jean-Philippe Rameau 25/09/1683-12/09/1764 https://www.youtube.com/watch?v=fbd5OAAN64Y

BUSCA

Somos humanos, demasiadamente humanos [1] e nossa humanidade baseia-se na linguagem. Isso é evidente. Qualquer tipo de busca, por exemplo a “humildade”, está fadado à frustração. A busca pressupõe algo vindo da razão e esta tenta criar conceitos em tudo o que busca. A razão utiliza o artifício da comparação e os afetos não funcionam assim. Toda vez que me comparo com alguém, na verdade estou comparando algo que conheço pouco – eu mesmo, com algo que não conheço nada – o outro. Mas o conceito vem carregado de cultura, e a cultura é produto da linguagem, e a palavra é o tijolo da construção conceitual, nunca a coisa em si. Enquanto a razão busca a palavra “humildade” que é intenção, a vivência é o gesto. E sabemos, segundo Rui Guerra: há distância entre ambos. [2] . Enquanto a vida é vertiginosamente dinâmica – tudo que é agora, não será o mesmo no segundo seguinte, a palavra é a tentativa de manter-se aquilo que escapa por entre os dedos; é a esperança angustiada de eternizar-s