Pular para o conteúdo principal

O IMANENTE DESPREZADO


O que me motivou a escrever este texto?

Foi a leitura do livro “Por que ética é mais importante do que religião” parceria do Dalai Lama e o jornalista Franz Alt.

Pelas tantas, Franz Alt informa que um intelectual alemão perguntou ao Dalai o seguinte: “Sua santidade, como posso chegar à Iluminação depressa?” Ele respondeu: “O melhor a se fazer é ir ao médico e tomar uma injeção.”

A leitura que faço dessa resposta de Sua Santidade é: para atingir a iluminação, aqui na Terra, o melhor caminho é viver eticamente na imanência, sem preocupações metafísicas.
Lembrei-me de duas passagens dos Evangelhos que, para mim, relacionam-se com a resposta do Dalai:

E louvou aquele senhor ao injusto mordomo por haver procedido com sagacidade; porque os filhos deste mundo são mais sagazes para com a sua geração do que os filhos da luz Lucas, 16:8

Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco. Mas Jesus disse a Pedro: põe a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu? João 18:10-11
(destaques meus)

A orelha do servo não foi cortada pela mão de Pedro, mas pela espada que o discípulo carregava - esse detalhe é importante. Jesus não se manifesta contrário à ideia de um discípulo seu carregar uma arma, mas sim o pouquíssimo entendimento da situação demonstrado por Pedro.

Nota-se que havia certo cuidado do grupo mais próximo de Jesus  em rechaçar possíveis ameaças tanto de animais selvagens, quanto de malfeitores, bem como manter sua integridade física, a não ser imaginemos  Pedro carregando uma arma letal como simples adereço – o que seria uma estupidez. Esse é um claro sinal da preocupação com a imanência - no caso da resposta do Dalai seria "o caminho da iluminação começa pelo cuidado com a saúde", além de desmontar crenças em torno de Jesus: coisas do tipo: "estou com Jesus, portanto estou protegido de tudo e todos."

Contudo, há outro trecho do episódio narrado que sinaliza uma preocupação de Jesus em manter um espírito ético mesmo em uma situação tão grave. Ele adverte o discípulo e pede-lhe para embainhar a espada. De novo é curioso notar a atitude de Jesus ao pedir a Pedro que embainhe a espada e não a atire fora - a espada tinha lá a sua utilidade.

A narrativa evangélica faz pensar...

Apesar da preocupação em defender o Mestre, Pedro demonstra pouco entendimento aos ensinos recebidos, mesmo estando em sua companhia por um bom tempo. O Mestre sabia que, mesmo sendo injusto, o homem que fora prendê-lo estava apenas cumprindo ordens na condição de servo do sumo sacerdote.

Com tudo isso, seria natural que os religiosos devessem construir um mundo (físico) com o governo da ética e ordem (ver Russel Kirk).

Enquanto encarnados nossas preocupações devem estar a serviço do cotidiano, agindo com o mais puro espírito ético sem a ideia de investimentos na vida futura. A cada dia basta o seu mal disse Jesus.

Viajei muito na maionese?

Nota: antes que defensores do desarmamento venham me acusar de ativista da liberação das armas, quero informar que meu foco está na maneira como se comportam alguns espiritualistas em relação a este mundo e o “desprezo” pelas coisas ditas mundanas. Comportando-se assim, esses espiritualistas acabam vivendo o que deveria ser deixando de aproveitar inteligentemente o que é.

Comentários

  1. Não tem nada pior do que um beato antiético. Soa como a dancinha da petista comemorando a não condenação do amigo corrupto. Nada tão cafona quanto trágico.
    Quanto a João 18:10-11, Simão Pedro, que detinha o conhecimento, desembainhou-o para o servo Maluco, que ainda não tinha "ouvidos de ouvir" e que, por talvez não ser o momento oportuno para tal, Jesus o adverte para que embainhe a seu conhecimento, já que ele, por tê-lo desembainhado, sofreria duras consequências.
    Talvez eu tenha extrapolado a imanência, já que o "não ter ouvidos de ouvir" é uma transcendência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mano Sóste por contribuir com nossas reflexões.
      Abraço fraterno

      Excluir
  2. Nada deste mundo é imundo em si, seja arma, dinheiro, poder, o que for, mas a forma do uso é que pode torná-la imunda. Aí entra a importância da ética nesta vida material. Ouvi uma frase outro dia: pode haver ética sem espiritualidade, mas não espiritualidade sem ética. Não confundir espiritualidade.com religiosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada ou Prezado Unknown. Obrigado por contribuir para nosso esclarecimento.
      O senso comum chama de "coincidência" o que Jung chamaria de "sincronicidade" - dá na mesma. O fato é que, ontem, fiz um rascunho sobre esse aspecto que você tratou com muita propriedade - espiritualidade, ética e religiosidade.
      Vou ver se dá tempo de publicar o que escrevi, ainda hoje.
      Abraço fraterno.

      Excluir
  3. Texto maravilhoso, irretocável, brilhante. É o que posso dizer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CORONAVÍRUS E A TRANSIÇÃO PLANETÁRIA

Depois da espanhola [1] e de outras piores, a humanidade saiu do mesmo jeito que sempre foi. E por que raios a saída dessa seria diferente? Vou explicar a razão. A ciência primeira hoje é o marketing. Por isso, muitas pessoas querem passar a imagem que o coração delas é lindo e que depois da epidemia, o mundo ficará lindo como elas. A utopia fala sempre do utópico e não do mundo real. É sempre uma projeção infantil da própria beleza narcísica de quem sonha com a utopia. Luiz Felipe Pondé – Folha de São Paulo – 13/04/2020 Por mais hedionda seja a figura de Joseph Goebbels [2] recentemente foi elevada ao status de máxima da sabedoria sua frase: “uma mentira contada muitas vezes acaba se tornando uma verdade”. É óbvio que se trata de uma armadilha, de um sofisma. No entanto, é plausível que se pense no poder dessa frase considerando como uma verdade baseando-se na receptividade do senso comum,   independentemente de cairmos no paradoxo de Eubulides ou de Epimênides [3] . H

O INFERNO E A QUARENTENA

Há uma peça para teatro escrita pelo filósofo francês Jean-Paul Sartre intitulada “Huis Clos” mais conhecida entre nós pelo título “Entre Quatro Paredes” onde Sartre explora, entre outros, o tema da liberdade – tema tão caro ao pensamento desse filósofo. A peça é encenada em um apartamento que simboliza o Inferno onde três personagens interagem com a figura de um quarto – o criado. Não interessa aqui explorar a peça em todas as suas complexidades, mas de chamar a atenção para a fala do personagem Garcin que, ao fim da peça, exclama: “o Inferno são os outros”. Há quem diga – gente com repertório imensamente maior do que o meu -, que devemos entender que “os outros” não são o inferno, mas nós é que somos o inferno. [1] Esse tema traz muitas inquietações àqueles que pensam a vida de forma orgânica, não simplista. Meu palpite é que a frase de Garcin confirma para mim o que desconfio: que os outros são o inferno, porque o outro, a quem não posso me furtar da companh

PAUSA PARA OUVIR - Chopin 2

Frédéric François Chopin 01/03/1810 - 17/10/1849 Piano Concerto No.1, Movimento 2 - Largo, Romance

Tempus Fugit - Rubem Alves

O que me motivou a homenagear o "Seu" Ary imediatamente à sua morte, deve ter sido inspirado no texto que segue abaixo somado à gratidão guardada vivamente em minha alma. Não sei, mas posso ser punido por publicar crônica de autoria de Rubem Alves Tempus Fugit , Editora Paulus, 1990, mas valerá o risco. TEMPUS FUGIT Rubem Alves Eu tinha medo de dormir na casa do meu avô. Era um sobradão colonial enorme, longos corredores, escadarias, portas grossas e pesadas que rangiam, vidros coloridos nos caixilhos das janelas, pátios calçados com pedras antigas. De dia, tudo era luminoso, mas quando vinha a noite e as luzes se apagavam, tudo mergulhava no sono: pessoas, paredes, espaços. Menos o relógio. De dia, ele estava lá também. Só que era diferente. Manso, tocando o carrilhão a cada quarto de hora, ignorado pelas pessoas, absorvidas por suas rotinas. Acho que era porque durante o dia ele dormia. Seu pêndulo regular era seu coração que batia, seu ressonar e suas mús

A REDENÇÃO PELO SANGUE DE UM CAVALO

No último texto postado falei do “sangue de barata”. Desta vez, ofereço-lhes um texto o qual tive contato pelo meu filho Jonas no fim dos anos 90. A autoria é de Marco Frenette. Nele, Frenette fala do poder do sangue de um cavalo. Nota: o tamanho do texto foge do critério utilizado por mim neste espaço que é o de textos curtos para não cansar   a beleza de ninguém. CAVALOS E HOMENS Marco Frenette Revista Caros Amigos, setembro 1999. Essa short cut cabocla está há tempos cristalizada na memória coletiva de minha família, e me foi contada pela minha avó materna. Corria o ano de 1929 quando ela se casou, no interior de São Paulo, com o homem que viria a ser meu avô. Casou-se contra a vontade dos pais, que queriam para a filha alguém com posses compatíveis as da família, e não um homem calado, pobre e solitário, que vivia num casebre ladeado por uns míseros metros quadrados de terra. Minha avó, porém, que era quase uma criança a época, fez valer a força de sua personal

A QUEIMA DO "EU"

Estimado Humberto, o feliz destaque "[...] o sofrimento, atributo indissociável deste mundo, é o processo natural da desidentificação do pensamento como “Eu”". Seria o sofrimento o método que desperta o cuidado com o outro e a compreensão dos limites do "eu"? Será que esta acepção resulta em comportamentos de alguns espíritas no sentido de prestigiar o sofrimento. De outro modo, quando alguém sofre e aceita aquele sofrimento e não luta para superá-lo, isto significaria a "[...] desidentificação do pensamento como “Eu”"? Não seria importante refletir sobre a importância da "[...] desidentificação do "eu"" atrelada à compreensão da "vontade de potência" (Der Wille zur Macht - referência a Nietzsche) como ferramenta da autossuperação e da dissolução da fantasia criada do "eu" controlador? Samuel Prezado irmão Samuel, obrigado pela sua companhia. É uma honra tê-lo aqui. Sem dúvida há uma relação entre Nietzsche e

PAUSA PARA OUVIR - Rameau

Jean-Philippe Rameau 25/09/1683-12/09/1764 https://www.youtube.com/watch?v=fbd5OAAN64Y

BUSCA

Somos humanos, demasiadamente humanos [1] e nossa humanidade baseia-se na linguagem. Isso é evidente. Qualquer tipo de busca, por exemplo a “humildade”, está fadado à frustração. A busca pressupõe algo vindo da razão e esta tenta criar conceitos em tudo o que busca. A razão utiliza o artifício da comparação e os afetos não funcionam assim. Toda vez que me comparo com alguém, na verdade estou comparando algo que conheço pouco – eu mesmo, com algo que não conheço nada – o outro. Mas o conceito vem carregado de cultura, e a cultura é produto da linguagem, e a palavra é o tijolo da construção conceitual, nunca a coisa em si. Enquanto a razão busca a palavra “humildade” que é intenção, a vivência é o gesto. E sabemos, segundo Rui Guerra: há distância entre ambos. [2] . Enquanto a vida é vertiginosamente dinâmica – tudo que é agora, não será o mesmo no segundo seguinte, a palavra é a tentativa de manter-se aquilo que escapa por entre os dedos; é a esperança angustiada de eternizar-s