Pular para o conteúdo principal

A TERRA É PLANA


 

Aviso: caso não queira se empanturrar de informações quase que inúteis sobre de onde vem essa ideia de “Terra plana”, vá para o parágrafo indicado pelo número 2.

 

A enciclopédia nos informa que a ideia na qual o planeta Terra teria uma forma plana é bem velha; ela remonta às civilizações mais antigas. Essa concepção chegou até o período clássico grego antes de Cristo.

Já na China essa concepção sobreviveu até o século XVII.

Enfim, a ideia circulou entre nós até o advento das leis científicas entre elas a da gravitação universal de Isaac Newton (1643-1727) sem falar de outra importante figura no cenário dos estudos da natureza – Johannes Kepler (1571-1630) e as leis que levam o seu nome e que é considerado uma das figuras que deu o pontapé inicial na chamada revolução científica.

É importante salientar que a ideia de uma Terra de formato esférico surge no século VI a.C., na Grécia, com Pitágoras (571 a.C. – 490 a.C.).

Figura que se destaca nessa linha é Eratóstenes de Cirene no século 3 a.C. que conseguiu calcular a circunferência da Terra com grande precisão tendo como ponto de observação a sombra de dois mastros verticais sob luz solar em duas cidades distantes 800 km uma da outra.

Modernamente, surgiram nomes como Samuel Rowbotham no século XIX entre outros e a criação, em 1956, da Sociedade Internacional da Terra Plana (sigla em inglês IFERS) cujo fundador foi Samuel Shenton.

Minha consulta à enciclopédia descobriu que, no dia 27 de junho de 2017 um grupo de hackers “Anonymous” defendeu a Terra plana, num vídeo em que contesta todas as informações que se conhece sobre o universo.

2 De lá para cá, com a penetração e força das mídias sociais, tem aumentado o número de pessoas que adotam esse modelo da Terra plana.

O que me levou a busca de informações sobre a crença terraplanista foi uma pesquisa feita pelo Datafolha e publicada na Folha de São Paulo, em 14/07/2019, matéria assinada por Rafael Garcia com o título “7% dos brasileiros afirmam que a Terra é plana, mostra pesquisa” e tem como subtítulo “Crença é maior entre menos escolarizados e cristãos e cresce com redes sociais”.

Da pesquisa resultou vários gráficos por grau de escolaridade, por faixa etária, por renda, por região e até por partido de preferência. Em todos eles aparecem pessoas que mantêm a crença na Terra plana.

O que me chamou a atenção – escopo desse Blog – foi a existência de espíritas que acreditam nessa esquisitice para não dizer outra coisa. Sim, entre os gráficos da pesquisa existe um que indica um número de espíritas kardecistas que acredita na Terra plana!

Pensando nisso, e para ser breve, escrevi o seguinte:

Terra plana

Plenamente

Mente plana

Que chatice!

 

Comentários

  1. O poder das mídias sociais é fato inegável, o que me intriga, é a aceitação como verdadeira de assuntos tão amplamente estudados.

    ResponderExcluir
  2. De fato, a terra é plana mas dá voltas!! Excelente!!

    ResponderExcluir
  3. O que me chamou a atenção é o fato de Eratóstenes ter medido a com precisão a circunferência da Terra no século 3 a.C e hoje em dia existir a crença na Terra plana, ainda que partindo de uma minoria, incluindo aí alguns kardecistas.

    ResponderExcluir
  4. Numa planície plana... o abismo flana.
    Numa mente rasa... o abisso atrasa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CORONAVÍRUS E A TRANSIÇÃO PLANETÁRIA

Depois da espanhola [1] e de outras piores, a humanidade saiu do mesmo jeito que sempre foi. E por que raios a saída dessa seria diferente? Vou explicar a razão. A ciência primeira hoje é o marketing. Por isso, muitas pessoas querem passar a imagem que o coração delas é lindo e que depois da epidemia, o mundo ficará lindo como elas. A utopia fala sempre do utópico e não do mundo real. É sempre uma projeção infantil da própria beleza narcísica de quem sonha com a utopia. Luiz Felipe Pondé – Folha de São Paulo – 13/04/2020 Por mais hedionda seja a figura de Joseph Goebbels [2] recentemente foi elevada ao status de máxima da sabedoria sua frase: “uma mentira contada muitas vezes acaba se tornando uma verdade”. É óbvio que se trata de uma armadilha, de um sofisma. No entanto, é plausível que se pense no poder dessa frase considerando como uma verdade baseando-se na receptividade do senso comum,   independentemente de cairmos no paradoxo de Eubulides ou de Epimênides [3] . H

O INFERNO E A QUARENTENA

Há uma peça para teatro escrita pelo filósofo francês Jean-Paul Sartre intitulada “Huis Clos” mais conhecida entre nós pelo título “Entre Quatro Paredes” onde Sartre explora, entre outros, o tema da liberdade – tema tão caro ao pensamento desse filósofo. A peça é encenada em um apartamento que simboliza o Inferno onde três personagens interagem com a figura de um quarto – o criado. Não interessa aqui explorar a peça em todas as suas complexidades, mas de chamar a atenção para a fala do personagem Garcin que, ao fim da peça, exclama: “o Inferno são os outros”. Há quem diga – gente com repertório imensamente maior do que o meu -, que devemos entender que “os outros” não são o inferno, mas nós é que somos o inferno. [1] Esse tema traz muitas inquietações àqueles que pensam a vida de forma orgânica, não simplista. Meu palpite é que a frase de Garcin confirma para mim o que desconfio: que os outros são o inferno, porque o outro, a quem não posso me furtar da companh

PAUSA PARA OUVIR - Chopin 2

Frédéric François Chopin 01/03/1810 - 17/10/1849 Piano Concerto No.1, Movimento 2 - Largo, Romance

Tempus Fugit - Rubem Alves

O que me motivou a homenagear o "Seu" Ary imediatamente à sua morte, deve ter sido inspirado no texto que segue abaixo somado à gratidão guardada vivamente em minha alma. Não sei, mas posso ser punido por publicar crônica de autoria de Rubem Alves Tempus Fugit , Editora Paulus, 1990, mas valerá o risco. TEMPUS FUGIT Rubem Alves Eu tinha medo de dormir na casa do meu avô. Era um sobradão colonial enorme, longos corredores, escadarias, portas grossas e pesadas que rangiam, vidros coloridos nos caixilhos das janelas, pátios calçados com pedras antigas. De dia, tudo era luminoso, mas quando vinha a noite e as luzes se apagavam, tudo mergulhava no sono: pessoas, paredes, espaços. Menos o relógio. De dia, ele estava lá também. Só que era diferente. Manso, tocando o carrilhão a cada quarto de hora, ignorado pelas pessoas, absorvidas por suas rotinas. Acho que era porque durante o dia ele dormia. Seu pêndulo regular era seu coração que batia, seu ressonar e suas mús

A REDENÇÃO PELO SANGUE DE UM CAVALO

No último texto postado falei do “sangue de barata”. Desta vez, ofereço-lhes um texto o qual tive contato pelo meu filho Jonas no fim dos anos 90. A autoria é de Marco Frenette. Nele, Frenette fala do poder do sangue de um cavalo. Nota: o tamanho do texto foge do critério utilizado por mim neste espaço que é o de textos curtos para não cansar   a beleza de ninguém. CAVALOS E HOMENS Marco Frenette Revista Caros Amigos, setembro 1999. Essa short cut cabocla está há tempos cristalizada na memória coletiva de minha família, e me foi contada pela minha avó materna. Corria o ano de 1929 quando ela se casou, no interior de São Paulo, com o homem que viria a ser meu avô. Casou-se contra a vontade dos pais, que queriam para a filha alguém com posses compatíveis as da família, e não um homem calado, pobre e solitário, que vivia num casebre ladeado por uns míseros metros quadrados de terra. Minha avó, porém, que era quase uma criança a época, fez valer a força de sua personal

A QUEIMA DO "EU"

Estimado Humberto, o feliz destaque "[...] o sofrimento, atributo indissociável deste mundo, é o processo natural da desidentificação do pensamento como “Eu”". Seria o sofrimento o método que desperta o cuidado com o outro e a compreensão dos limites do "eu"? Será que esta acepção resulta em comportamentos de alguns espíritas no sentido de prestigiar o sofrimento. De outro modo, quando alguém sofre e aceita aquele sofrimento e não luta para superá-lo, isto significaria a "[...] desidentificação do pensamento como “Eu”"? Não seria importante refletir sobre a importância da "[...] desidentificação do "eu"" atrelada à compreensão da "vontade de potência" (Der Wille zur Macht - referência a Nietzsche) como ferramenta da autossuperação e da dissolução da fantasia criada do "eu" controlador? Samuel Prezado irmão Samuel, obrigado pela sua companhia. É uma honra tê-lo aqui. Sem dúvida há uma relação entre Nietzsche e

PAUSA PARA OUVIR - Rameau

Jean-Philippe Rameau 25/09/1683-12/09/1764 https://www.youtube.com/watch?v=fbd5OAAN64Y

BUSCA

Somos humanos, demasiadamente humanos [1] e nossa humanidade baseia-se na linguagem. Isso é evidente. Qualquer tipo de busca, por exemplo a “humildade”, está fadado à frustração. A busca pressupõe algo vindo da razão e esta tenta criar conceitos em tudo o que busca. A razão utiliza o artifício da comparação e os afetos não funcionam assim. Toda vez que me comparo com alguém, na verdade estou comparando algo que conheço pouco – eu mesmo, com algo que não conheço nada – o outro. Mas o conceito vem carregado de cultura, e a cultura é produto da linguagem, e a palavra é o tijolo da construção conceitual, nunca a coisa em si. Enquanto a razão busca a palavra “humildade” que é intenção, a vivência é o gesto. E sabemos, segundo Rui Guerra: há distância entre ambos. [2] . Enquanto a vida é vertiginosamente dinâmica – tudo que é agora, não será o mesmo no segundo seguinte, a palavra é a tentativa de manter-se aquilo que escapa por entre os dedos; é a esperança angustiada de eternizar-s